quarta-feira, 15 de julho de 2009

CRUZEIRO VS ESTUDIANTES

Adilson Barros / GLOBOESPORTE.COM

Foram até aqui 133 partidas disputadas em cinco meses e meio. Trinta e oito equipes participantes. Ao final, restam Cruzeiro e Estudiantes, que nesta quarta-feira, a partir das 21h 50, fazem no Mineirão o jogo derradeiro da 50ª edição da Copa Santander Libertadores. São dois clubes que buscam enriquecer histórias já vitoriosas no torneio.

Campeão em 1976 e 1997 e vice em 1977, o Cruzeiro tenta a terceira conquista, que o colocaria como o maior vencedor brasileiro, ao lado do São Paulo, que levantou a taça nas edições de 1992, 1993 e 2005. Já o Estudiantes foi tricampeão entre 1968 e 1970, segundo colocado em 1971, e persegue o quarto título.

O primeiro jogo da final terminou empatado por 0 x 0, na cidade de La Plata. Quem vencer no Mineirão ficará com o título. Empate por qualquer placar leva a partida a uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis.

O campeão representará a América do Sul no Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado de 9 a 19 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O Cruzeiro tem até o momento campanha de nove vitórias, três empates e uma derrota. São 76,92% de aproveitamento, com 21 gols a favor e dez contra. O Estudiantes, por seu lado, disputou a Pré-Libertadores e fez dois jogos a mais. São nove vitórias, três empates e três derrotas, 19 gols pró, sete contra e 66,6% dos pontos somados.

Líder e capitão do Cruzeiro, o goleiro Fábio vê o time celeste em condição de trazer a Belo Horizonte pela terceira vez na história o troféu de posse transitória da Libertadores.

"Enfrentamos muitas dificuldades na competição. A equipe se portou muito bem e conseguimos chegar à final tão esperada. Agora, essa última partida vai mostrar todos os sacrifícios que fizemos para conquistar esse título", observou o camisa 1.

O adversário é um velho conhecido e o jogo desta quarta-feira será uma espécie de tira-teima entre as equipes. Cruzeiro e Estudiantes se enfrentaram pela primeira rodada da fase de grupos e o time celeste levou a melhor, 3 x 0 no Mineirão.

Na Argentina, a delegação celeste teve problemas no trajeto entre Buenos Aires e o estádio Ciudad de La Plata, chegou atrasada e o Cruzeiro acabou derrotado por 4 x 0, ainda na fase de grupos. Na semana passada, o terceiro jogo entre as equipes terminou em 0 x 0, na Argentina.

"Para mim, o Estudiantes é o melhor time da Argentina na atualidade. Joguei contra eles no ano passado pelo Botafogo e mais três vezes com o Cruzeiro este ano. Sei o quanto é difícil jogar contra eles. É uma equipe muito qualificada. Precisamos ter calma, porque temos 90 minutos para vencer", afirmou o atacante Wellington Paulista.

"A gente sabe que o Estudiantes tem uma jogada aérea muito boa. O Verón coloca a bola onde quer, sabe bater bem na bola. No meu modo de ver, o Estudiantes vai jogar um pouco atrás, sair no contra-ataque, jogar no nosso erro. Temos que estar atentos a isso", ponderou o também atacante Kléber.

Como o primeiro jogo terminou empatado e a regra da final não considera gol fora de casa como critério de desempate, a vantagem do Cruzeiro é jogar em casa. Com o apoio do torcedor e em um campo bem conhecido, os jogadores confiam no triunfo.

"Conhecemos mais os espaços para se jogar no Mineirão, ainda mais num estádio tão grande. Quando vim aqui por outros clubes, tinha dificuldade, porque a gente fica perdido, longe do gol, longe do parceiro de ataque. Nós aprendemos a jogar perto, a conhecer os espaços. O torcedor empurra bastante, acho que isso ajuda muito", disse Kléber.

CRUZEIRO X ESTUDIANTES

Motivo: jogo de volta da final da Copa Santander Libertadores
Data: 15/07/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Horário: 21h 50
Árbitro: Carlos Chandía (CHI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá, publique seu comentário aqui sejando ele bom ou ruim, só não utilize palavras inadequadas como (vai se fud*r) e coloque seu nome, caso você for colocar uma pergunta para que eu possa responde - lo.

FIFA.com - World Leagues